domingo, 27 de maio de 2012

o bom samaritano




Leia antes Lucas 10.25-37 que relata a parábola do bom samaritano.

No nosso blog, um dos temas mais visitados, é sobre o tema que fala de sexo, e o segundo mais visitado é o que trata do dízimo.

E recebemos vários e-mails sobre algumas dúvidas, e o que sempre peço e recomendo é que as pessoas estudem as Escrituras pedindo discernimento ao Salvador, para não serem mais enganadas por ninguém.


No entanto, um caso que me chamou a atenção, foi o de uma pessoa que não consegue viver na prática, aquilo que ela já começou a entender.

Ela quer pegar o dízimo dela e entregar uma parte a alguém que precisa de apoio financeiro e com a outra parte, ajudar uma família que está passando por dificuldades financeiras, mas lhe disseram por tantos anos que se ela fizesse a administração da sua doação ela estaria sob maldição.

Infelizmente, algumas pessoas fazem que certas igrejas sejam perversas, porque cobram 100% do que você ganha, (algumas já cobram 30% clique aqui), tendo como gestor disso tudo o co-pastor local e fazendo do gazofilácio o banco central exclusivo que se relaciona diretamente com o “funcionalismo público” da igreja local.

Utilizam-se dos textos sagrados para manipular as pessoas que recebem a informação de que aquilo ali é para Deus. Muitos, com a mente cauterizada há tantos anos sob ensino do engano, e mesmo intelectualmente convencidas destas coisas, emocionalmente, continuam presas aos pânicos antigos e ficam com medo de fazer o bem, por que nem o bem que ela pode fazer, ela consegue fazer naturalmente.

As pessoas são coagidas a entregar o dinheiro delas, os recursos delas, para aquela que em algumas “igrejas” é apenas uma caixinha de gestão, e ali, seja determinado o que é bom e o que é mau, com o que é dela, porque segundo estes falsos mestres, ela não pode ter a espontaneidade do bom samaritano.  

Certamente que o bom samaritano não poderia fazer parte deste tipo de igreja que estou descrevendo, porque ele cairia na maldição de ter pegando o dinheiro para ajudar um estranho, anônimo, fora do gazofilácio e estaria alimentando uma “maldição”...

Se ele chegasse a uma dessas igrejas e falasse:
- Eu estava no caminho, de Jerusalém à Jerico, peguei tudo que tinha para ajudar um homem moribundo...

O líder possivelmente responderia:
- Minha ovelha, como você fez isso? Como você pega sua semente santa e ajuda uma pessoa fora desse gazofilácio? Você conhece a linha espiritual dessa pessoa? Agora, você vai ter que purificar sua premissa.

O dízimo no mês que vem vai ter que ser dobrado, para poder "cobrir" e apagar a semente equivocada que você colocou nessa "lugar" estranho...

Até o bem é complicado para fazer, se você segue esses moldes dantescos de algumas igrejas, porque a gestão é toda concentrada nas mãos de alguns...


>> leia também Deus é Fiel, a Ele mesmo. <<

Fuja dessas pessoas.

Faça parte de um grupo de fieis que pregam a Palavra com inteireza e temor, que em tudo administram com transparência e zelo, ajudando a todos que você encontrar no seu caminho e que você possa assistir.

Só para você ter uma idéia, tem muito pai de família que fica na eminência de ir para a cadeia por que não paga a pensão alimentícia dos filhos, outros, não compram o remédio dos pais, nesses dois casos, a causa era para não desinteirar o dinheiro e não deixar de dar o dízimo no cassino religioso no qual eles estão ligados, que também pode virar um centro de irradiação de macumbas contra eles, se eles não forem lá e cumprir o papel deles.

Qual o papel ? Dar o dízimo ali e somente ali...

Portanto, se você deseja ser um bom samaritano como o Cristo falou, faça uma auto-análise, seja fiel ao Senhor, seja generoso e não siga ninguém além do próprio Cristo.

pense nisso.