sábado, 22 de junho de 2013

A bíblia é a palavra de Deus ?



Sempre leio e vejo pregações falando que a Bíblia é a palavra de Deus, mas por que eles falam tanto nisso ? 

Será que é para dar credibilidade a aquilo que alguns pregam ou por que verdadeiramente ela é a palavra de Deus ?

Muitos me dizem que ela não tem nenhum erro, seja literário ou genealógico ...

Se não tem erros, por que então tantas bíblias aparecem; Versão Corrigida e Atualizada ?

Interessante isso não ?


Vamos começar com um pequena introdução dessa temática.

Introdução

A Bíblia é o livro mais conhecido do mundo inteiro, já foi traduzida para mais de 1685 línguas mesmo assim continua sendo um livro desconhecido. Ela surge no meio de um povo do oriente, o povo de Israel, este povo cria uma literatura que relata sua historia, suas reflexões, sua sabedoria, sua oração, toda essa literatura e inspirada na fé num único Deus que lhes revela: “Estou sempre com vocês”!

A Bíblia é reflexo de uma vivência do povo com seu Deus e de Deus com seu povo. A historia desse povo não é diferente da de outros povos daquele tempo, mas, a diferença é que esses povos não descobriram o que Israel ajudado por Deus percebeu: não estamos sós; Deus
caminha conosco. Estamos na sua mão. Esta descoberta da relação de Deus com seu povo e o que chamamos de revelação. 

Agora, o que é realmente a bíblia ?

É o conjunto dos livros escritos por inspiração divina, nos quais Deus se revela a si mesmo e nos dá a conhecer a sua vontade, ou simplesmente a revelação da vontade de Deus para os homens.  O nome bíblia vem do grego “biblos”, que quer dizer “livros”, uma coleção de 
Escritos que se dividem em Antigo e Novo Testamento. Foi escrito durante um Período de aproximadamente 1600 anos, tendo o primeiro livro sido escrito por volta do ano 1500 A.C. e o ultimo perto do ano 100 D.C.

Qual o tema central da Bíblia ?

O Agir de Deus através de seu povo, revelando seu plano de salvação a toda humanidade Deus se revela através da história, revela a natureza do seu ser e os seus propósitos para o homem. 
 ...
Na verdade, o que importa é o que contém na Bíblia, que para mim é o que mais de precioso existe, o amor do nosso Salvador YHWH para nossas vidas.

Sei que esse é um tema polêmico e por isso mesmo deixarei um vídeo de um cooperador falando dessa temática.

Quem puder comentar, esteja a vontade.

Examinai tudo. Retende o que é bom. (I Tess 5:21)

#oremos.