sábado, 21 de junho de 2014

Voluntários no reino ou servos no reino ?




O perceber bíblico das circunstancias, com objetivo de realizar a obra de Deus, às vezes é equivocado.
Para recrutar pessoas diz-se “Deus precisa de você”.

Biblicamente falando, Deus não precisa de ninguém ou de qualquer coisa. Ele é auto-suficiente, existe por si mesmo,  não depende de ninguém, nem precisa de ninguém, ele é onipotente, onisciente e onipresente Ex 3.14. Portanto Ele não esta procurando alguém, que de boa vontade, queira ajudá-Lo, como se estivesse necessitado de nós.

Quanto ao ministério, o próprio Senhor Jesus Cristo é o nosso maior exemplo. Ele não veio à Terra, nem foi crucificado como voluntário. Ele foi enviado pelo Pai, Jo 3.16. Toda Sua obra foi fruto de obediência ao Pai. Às vezes afirmou que nada fazia de si mesmo, mais apenas cumpria a vontade do Pai.
Concluímos, então, que o pensamento de que a obra de Deus é feita por voluntários é algo bom, interessante e bíblico. Somos voluntários até aceitarmos sua obra na Terra, para fazer cumprir o desejo do coração de Deus. Entretanto, o ministério Evangélico não é um movimento de voluntariado, I Co 9.16-19; 22 e 27.
Assim sendo, até um líder de célula que foi tocado por Deus para abrir e liderar sua célula pode estar fazendo-o com a mentalidade e atitude de voluntário.
O que é um voluntário? É aquele que num “belo dia” parou, observou uma necessidade qualquer e tomou a iniciativa de ajudar, como voluntário, a suprir tal necessidade.
Do ponto de vista humano, e segundo os padrões do mundo é uma coisa boa, louvável e até honrosa. Mas não é o padrão do Reino de Deus. Ele não trabalha com voluntários e sim com os vocacionados comprometidos com os princípios do Reino de Deus. Se o líder de célula tem uma mentalidade de voluntário ele fará seu trabalho apenas para ajudar. Forma-se um movimento sem a devida consistência e a qualquer momento a célula pode desaparecer; quem não tem compromisso, não geram frutos. Apenas ajudam a fazer um trabalho qualquer.
Há uma diferença entre “Servir ao Senhor e trabalhar para “Ele. 
Trabalhar para Ele significa ser apenas um voluntário no seu trabalho. Este trabalhador voluntário escolhe o que deseja fazer, faz por fazer, aquilo que julgar necessário ou importante fazer do seu modo e a seu critério.

Leia também >>> Igreja, chamados para fora. <<<
Servir a Deus é diferente. Significa fazer aquilo que Deus mandou fazer, do modo que Ele mandou fazer. Não importa se é aquilo que o servo gosta ou não. Ele faz porque é servo. Tem um Senhor que o chamou a fazer o trabalho d´Ele, a gosto d´Ele!
Servo não escolhe serviço. Servo obedece ao seu Senhor.
Como servos de Deus e de Cristo, tudo o que fazemos tem valor quando fazemos em obediência, sem a qual todo e qualquer esforço que fazemos é rejeitado por Deus. Os líderes chamados por Deus respondem ao chamado divino e não à comoção pelas necessidades humanas. Se nós, temos uma clara convicção de que fomos chamados por Deus e recebemos d´Ele a ordem para liderarmos e cuidar do rebanho do Senhor, certamente  haverá uma revolução, visto que o líder convicto de seu chamado, vai frutificar, conforme Jo 15.16
“Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda.”
O llevita que ministra no louvor consciente de que foi mandado por Deus para fazê-lo recebe autoridade de Deus para frutificar com seus dons, cumprindo assim o seu chamado. Então, na sua vida e no seu serviço se manifestará o poder de Deus, que resultará na produção dos frutos. A seqüência clara é a seguinte: Chamado e vocação – resulta em autoridade – o servo coloca-se embaixo da autoridade divina e humana o que resulta no poder; este poder leva-o a produzir frutos.
  • O Chamado divino e a formação da equipe.
Sempre que Deus vocaciona alguém, Ele concede aos que foram chamados uma equipe. Foi assim com os servos d´Ele do Antigo e do Novo Testamentos. Aquele que teve o chamado de Deus para liderar um ministério, todos que o cercam, em potencial, fazem parte de sua equipe.
  • Como saber se Deus nos chamou para a liderança do louvor ?

A voz do Espírito Santo.

O Espírito Santo confirma o nosso chamado, também através da revelação ou da luz que nos leva ao entendimento da Palavra de Deus e entendemos que Ele está nos chamando. Portanto, a leitura, a meditação e o estudo da Palavra de Deus, é essencial para trazer-nos a revelação de Deus. 
A Pregação da Palavra de Deus.
Através do ministro ungido do Senhor, ele libera Sua Palavra no meio da congregação. Então Deus pode usar o louvor para tocar nosso coração. Cabe a cada um de nós, estar atento e obedecer ao toque do Espírito Santo pela pregação.
 As circunstâncias:
Precisamos estar atentos as circunstâncias que nos cercam. Elas podem ser uma forte revelação de Deus para nós, ou seja, a confirmação daquilo que o Espírito Santo está nos falando e ensinando.
Características dos voluntários:
  • Saem para fazer a obra de Deus, sem terem sido enviados;
  • Escolhem como servir. Realizam sua própria vontade. É preciso fazer a obra de Deus, mas é necessário ter muito cuidado para não fazer aquilo que Deus nunca mandou fazer;
  • Escolhem quando e onde servir. Temos no Antigo Testamento o caso de Usá que é um vivo exemplo de voluntário, I Cr 13.7-14; Lv 10.1 e 2.
  • Dependem da força própria. Eles fazem o trabalho de Deus, mas com sua própria capacidade;
  • Não aceitam cobrança; do ponto de vista deles estão fazendo além do necessário;
  • Não fazem sacrifício. A obra deles começa neles mesmos. Eles percebem uma necessidade qualquer e tenta supri-la.
Caractericas do Servo: 
  • Arde no coração a vontade de servir a Deus e os propósitos d'Ele.
  • Inquietação no coração ao saber que tem que fazer mas ainda não foi.
  • A vida é um exemplo de servidão a Deus.
  • Procura sempre ser exemplo em tudo
  • Ama a Deus em todas as situações.
  • Vive a vida que Deus quer
  • Em sua vida sempre reina a humildade em Cristo.
Então, você é um voluntário ou um servo de de Deus ?