Espírito Santo

O Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade. Nesta afirmação devemos observar vários pontos, como: Por terceira pessoa devemos entender que não é uma classificação, onde ele será o terceiro, afinal ele é Deus, assim como  o Pai e o filho.
Na Bíblia o Espírito Santo é apresentado com vários nomes como: Espírito Santo, Espírito de Deus, Consolador, Conselheiro, Espírito de Cristo, advogado, entre outros.

Função do Espírito Santo

A função do Espírito Santo é revelar Jesus Cristo aos corações dos homens e nos levar para próximo de Deus. Ele testifica que a obra de Cristo é verdadeira. Paulo escrevendo aos Coríntios diz: Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: “Jesus seja amaldiçoado”; e ninguém pode dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser pelo Espírito Santo.
Veja algumas afirmações bíblicas sobre a atuação do Espírito Santo em nossas vidas:

Ele intercede por nós:

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  Rm 8.26

Realiza a sua vontade:

Todas as coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. 1Co 12.11, em referências aos dons espirituais.

Nos ensina e testifica da verdade que é Jesus Cristo:

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.
O Espírito Santo atua em nossos corações para nos levar ao arrependimento dos nossos pecados e confessarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Ele nos guia, nos ajuda, nos ensina. Devemos, contudo estar sensíveis a sua atuação e não endurecer o nosso coração quando ouvirmos a sua voz.
Por que você está lendo este texto e não um de futebol? Quem te impulsionou?
Uma rápida reflexão:



Referências:
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia (Editora Vida)
Citações bíblicas NVI – Nova Versão Internacional