Deus

Quando olhamos para os filmes, livros, arte e tudo mais que está em nossa volta, veremos que o homem tem um grande interesse pelo desconhecido. Consciente ou inconscientemente o homem busca um ser superior. Há perguntas que precisam ser respondidas satisfatoriamente e é para este ser superior que nossos olhares apontam.
Deus é a resposta para as nossas perguntas. Sem ele, seríamos profundamente perturbados ao olhar em nossa volta e observar a natureza, por exemplo, sem saber como tudo isso veio a existir.

A existência de Deus

Deus existe. Esta é uma afirmação simples e inquestionável, tão inquestionável que a escritura se quer se preocupa em afirmá-la. Já nos primeiros capítulos vemos Deus agindo e prossegue por toda a escritura. A mensagem é simples: Deus existe e tudo que ele fez e faz é o suficiente para que o homem saiba que sua existência é inquestionável.

A revelação

Tudo que sabemos sobre Deus foi revelado por ele mesmo, ou seja, ele se auto revelou a nós, sem isso, nada saberíamos. Os cristãos acreditam firmemente que a escritura é a revelação escrita de Deus para os homens.

Os atributos de Deus

Onisciente: Ele sabe de todas as coisas passadas, no presente e futuras.
Onipotente: Tem o poder sobre tudo que há. Nada está fora do seu alcance.
Onipresente: Deus está em todo lugar. Não há nenhum lugar na terra ou fora dela onde a presença de Deus não possa ser encontrada.
Um cético chinês disse um cristão: “Se Deus está em todo lugar, então ele está no inferno também”. A resposta foi imediata: “A ira de Deus está no inferno”.

O caráter de Deus

Deus é santo, justo, fiel e bondoso. Esses atributos são muito confortantes, pois indica que ele não irá negar aquilo que prometeu, pois sua palavra reflete o seu caráter.

Deus é amor

O apóstolo João afirma categoricamente em sua primeira carta que Deus é amor. Ele é a essência do amor e ninguém é capaz de amar como Deus ama, pois ele é o próprio amor.
E ele manifestou esse amor por nós, como está escrito em João 3.16: Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Como conhecer Deus

O relacionamento do homem com Deus não é baseado em conhecimento profundo por parte do homem, mas é baseado na fé em Jesus Cristo. Deus enviou Jesus, para que por meio dele fossemos aceitos na sua presença e desfrutássemos de um relacionamento íntimo.
Veja abaixo uma reflexão sobre o amor de Deus e o Deus do amor:

Referências:
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia (Editora Vida)
Citações bíblicas NVI – Nova Versão Internacional