domingo, 29 de abril de 2012

O que Paulo quis dizer em Efésios 2:15-16 ?



Muitas pessoas usam um trecho da carta de Paulo aos efésios para afirmarem que Jesus aboliu a Lei dos dez mandamentos.

Considerando o contexto e outras declarações de Paulo sobre este assunto iremos compreender melhor sobre o tema.O texto diz: "Ele aboliu a lei dos mandamentos expressa em decretos, para fazer em si mesmo, dos dois, um só homem novo.Estabeleceu assim a paz, reconciliou ambos com Deus num só corpo pela cruz e matou em si mesmo a inimizade." Efésios 2:15-16.

Uma leitura isolada deste trecho leva a pensar que Jesus aboliu a Lei dos dez mandamentos (Êxodo 20), no entanto, deve ser analisado o contexto. Levando em conta Efésios 2:11-13 entende-se o verdadeiro significado da mensagem de Paulo, vamos analisar: "Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisos pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto." Efésios 2:11-13.

Agora ficou claro qual é o assunto: a circuncisão, esse era o foco de Paulo. O apóstolo queria mostram para os pagãos que com o sacrifício de Jesus as "correntes" da desigualdade foram quebradas e que todos tinham acesso à salvação mediante a fé em Jesus. Já a lei citada no verso 15 refere-se as leis e decretos da lei de Moisés e não da Lei de Deus! Existe uma grande diferença entre essas duas leis. A lei de Moisés foi escrita em um LIVRO e colocada ao LADO da arca da aliança, Deuteronômio 31:24-26 confirma isso ao dizer: "E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei.Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti."

Já a Lei de Deus foi escrita pelo próprio DEDO DE DEUS  em tábuas de pedra e colocada DENTRO da arca da aliança, vejamos: "E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." Êxodo 31:18.

Agora que foi explicada a diferença entre as duas leis vejamos o que mais Paulo diz sobre o assunto: "Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído. Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. Porque em Jesus Cristo nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum; mas sim a fé que opera pelo amor." Gálatas 5:2-6.

Outro argumento que cabe é que Paulo, na mesma carta aos efésios, pede que eles honrem o pai e a mãe, o quinto mandamento da Lei de Deus, Paulo diz: "Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa:"para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra." Efésios 6:1-3.
Vamos refletir: se Paulo estivesse afirmando que a Lei de Deus foi abolida, como ele pediria, pouco tempo depois, para que o quinto  mandamento fosse guardado? É simples, Paulo estava referindo-se as leis cerimoniais quando disse que elas foram abolidas!

#oremos