terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cristo cumpriu a lei ?



Um versículo que sempre me intriga é Mateus 5:17;

“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.”

Então, Jesus veio livrar-nos da lei como disse Paulo (Romanos 5:14), ou veio a ensinar-nos como cumprir a lei?


Esta parece ser a pergunta que engloba muitas outras perguntas sobre de que pode fazer ou não um cristão.

Podemos fazer uma tatuagem quando a lei do Antigo Testamento proíbe marcar seu corpo?

Nós podemos divorciar?

Não deveriam os 10 mandamentos ser à base de nosso sistema moral? E o que acontece com as outras leis no Antigo Testamento, já não são válidas ?

Em vez de responder estas perguntas, quero sugerir que Jesus se refere a algo diferente de que interpretamos frequentemente. Ele não disse que vai obedecer ou manter todas as leis, senão que vai “cumpri-las”.

A palavra original em grego é πληρόω, que normalmente se associa a completar, finalizar, agregar o último número, etc. Jesus está dizendo que ele é, na verdade, o cumprimento de tudo o que a lei havia anunciado.

Jesus não veio para construir uma moralidade nem para ensinar-nos como comportar-nos ou criar um sistema ético que una a humanidade. Claro que, tudo que Ele disse nos ajuda a isso também, mas não era esse o propósito final.

Ele veio como cumprimento das profecias que anunciavam um Rei, um sacerdote e um sacrifício. A lei foi dada para preparar Israel: A lei moral para ensinar que não somos bons, os sacrifícios para entender que necessitamos redenção, e as cerimônias do templo para explicar a necessidade de um mediador para estar na presença de Deus.


Mas a lei não concedia vida em si (Gálatas 3:19-22). Enviando a Jesus para governar, mediar e receber o castigo por nossos pecados, Deus cumpriu absolutamente tudo o que havia anunciado, e mudou as regras do jogo para que todos pudessem ser salvos através de seu filho (Romanos 10:9-10).

O cumprimento da lei veio com a sua morte. 

Com a sua ressurreição, foi dado um novo pacto de graça, deixando o velho, e a lei que ia com ele, obsoletos (Hebreus 8:13).

Por isso Paulo pôde dizer em Gálatas 4:4-5;

“mas quando veio o cumprimento do tempo (πληρόω), enviou Deus a seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei, a fim de resgatar os que estavam debaixo da Lei, para que recebêssemos a adoção de filhos.”

Deus fez o que prometeu, cumpriu a lei. Assim nada se perdeu, cada “letra pequena” e “til” nele, agora esta cumprida.

Ele é a aliança, nós somos o templo, Ele é o sacerdote que intercede por nós para termos paz com Deus.

oremos.

fonte: eu e somos igreja.