quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Por favor, não leia a Bíblia.




Me fala uma coisa: foi forte esse título, não foi?

Hum... Como a nossa mente tende a pensar o que não deve, a fazer a seu próprio juízo de valor! Por certo, muitos que estão buscando uma justificativa para não ler a Bíblia, ficaram logo interessados no título! Mas aqueles que já tiveram um encontro pessoal e real com Deus, sem dúvida, ficaram preocupados! Acho que devo explicações! Vamos então...

Você já parou para refletir o que está escrito no livro de João 5:39?! Dá uma olhadinha aí! Aproveita e lê todo o capítulo cinco! Vou ficar aqui esperando... Vê na Bíblia escrita, no celular, Internet... Olha, devido a minha limitação de linhas (ou melhor, posso escrever um livro aqui, mas vou dividir o capítulo em mensagens para você “mastigar” sentindo o gosto por mais tempo!) vou resumir! Vamos falar de um versículo só de João 5,39: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”... Poderemos falar sobre “Escrituras”,o “vós”, o “cuidar”, a “vida eterna”, o “ de mim testificam”...

Mas quero deixar somente a parte inicial “Examinai as Escrituras”. Você pode (e deve) estar pensando: “esse jovem está louco! Começa com o título ‘Não Leia a Bíblia!’ e agora com João 5:39?! Que contradição! Não vou ler mais o texto!”! Calma!

A reflexão é simples: não é, simplesmente, ler a bíblia! EXAMINE A BÍBLIA! Algo que parece simples, mas que é muito profundo! Muitos não estão lendo a Bíblia como a Palavra de Deus, como um livro da revelação de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo para nós! Como uma bússola de fé e de verdade! Como a Palavra de um Deus vivo, de como vivermos aqui na terra tendo como referência Jesus! Seu andar, Seu falar, Seu agir! Muitos estão lendo a Bíblia para cumprir o plano de leitura de um ano, como uma revista de notícias, como um “achado” quando estou triste, depressivo, sofrendo, onde se busca um salmo para ter um devido conforto! Muitos estão simplesmente “batendo o ponto”!

Levar para a igreja a Bíblia (se bem que hoje em dia a Bíblia de muitos está no celular! Nem a bíblia estão levando mais para a igreja!), ler uns três versos, acompanha a mensagem com o “pregador” e pronto! Está se achando “alimentado” por uma semana, só vai lê-la agora no próximo domingo!

Vamos voltar para João 5:39...

Você já parou para refletir o que é EXAMINAR as escrituras?! (Sabe, não posso deixar de registrar que tive dois fortes encontros com esse verso: a primeira vez, com uma professora doutoranda e, depois, um pastor doutor, ambos em Teologia...) Sabe o que deveria “cutucar” a nossa mente?! EXAMINAR a bíblia é quando faço o mesmo que um rigoroso e competente médico faz quando está diante do seu maior desafio: um paciente que está necessitando saber qual é o motivo das suas enfermidades, das suas dores, das noites sem dormir! O corpo dói, a cabeça está para explodir com uma febre infernal! Vomitando sangue! A pele está pálida! Não come, não anda! Está em estado de morte! Mesmo o corpo sendo seu, e vivendo com ele a mais de 90 anos, não foi suficiente para saber o que se está passando dentro dele! Seu interior não está sendo revelado! Não se conhece! Não se estudou! Não se tem uma intimidade com os sintomas! Aquele médico passa anos, décadas estudando aquele corpo, aquelas ações e reações, e busca, diante de uma “pilha” de exames, saber, com propriedade, do que se trata! É isso! Examinar a Bíblia e saber minuciosamente dos seus detalhes! É estudar e buscar tudo o que pode estar nas “entrelinhas”! E ver que em todo texto temos um maravilhoso contexto histórico, geográfico, sociológico, filosófico, antropológico, político, literário, poético...

Sabe quando você vai fazer um exame e o médico fala: “pode tirar a roupa”, e você fica tímido, com vergonha, mas tira para ser examinado?! Quando for examinar as escrituras, tire a sua “roupa do eu”, a “roupa do achismo”, da religiosidade, do “autodidatismo” (que só lê uma coisa, com uma visão, e quer falar sobre aquilo com propriedade que não tem)... E esteja pronto para examinar! Não se examina sem pesquisa, sem leituras, sem estudar os detalhes, sem ser um curioso! O que estou lendo?! Onde aquilo se passou?! Quem são os personagens?! Para quem foi aquilo?! Quando?! O que posso contextualizar para mim hoje?!

Muitos crentes não sabem que maravilha é poder deixar de “ler” e passar a EXAMINAR! Deixar de ter uma “bíblia-revista” e ter um livro de conhecimentos infinitos! Queira esse desafio para a sua vida! Requer tempo?! Claro! Mais vale a pena! Você não será enganado com as mensagens vazias e mentirosas (e saberá quais são as maravilhosas mensagens!)! Não irá mais viver de campanhas financeiras para receber algo de Deus! Não vai mistificar a sua fé, usando objetos! Não irá idolatrar sacerdotes, colocando-os no lugar de Jesus! Não irá dar o seu dinheiro para construir império e realizar o sonho dos seus imperadores! Não viverá comprando livros, CD’s e DVD’s de mercenários titulados sacerdotes (comprará dos verdadeiros e comprometidos servos de Deus!), que nem sabem o que está escrito na maioria dos livros, pois estão ocupados com a TV, com as suas livrarias, editoras, gravadoras e shows! Com suas empresas-igrejas! Proponho algo para você: não gaste tempo e dinheiro com besteira! Invista em EXAMINAR as escrituras com bíblias de estudo (por favor, não compre as dos mercenários!), atlas bíblicos, comentários bíblicos... Sua vida vai mudar, seu tempo irá mudar e ainda sobrará dinheiro... Quando você começar a examinar a Bíblia, irá se examinar com os olhos de Deus (e não com os olhos dos “outros”)!

Verá o quanto Deus tem feito por você e pode fazer!

Verá o que Jesus foi, é e será!

Descobrirá como viver tendo um relacionamento íntimo com o Criador, com Jesus e com o Espírito Santo!

Está esperando o quê?!

Examine!

Fonte: Tiago Navarro Ministério Voz de Cristo

Chegou até aqui ? Não desista agora, deixe o seu comentário.