quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O que significa orar “em nome de Jesus”?





Algo tem chamado muito a atenção no meio cristão nesses últimos anos. Algumas pessoas estão confundindo o Deus Soberano e todo Poderoso com o gênio da lâmpada mágica.

Elas simplesmente acham que o fato de orarem “em nome de Jesus” fará com que elas obtenham da parte de Deus o que elas desejam. É como se fosse um “Abracadabra” e num piscar de olhos tudo que elas pedirem vai acontecer.
  
Mas, nenhuma das orações registradas na bíblia tem a frase “em nome de Jesus” no final delas (v. Mt 6.9-13; At 1.24,25; 4.24-30; 7.59; 9.13,14; 10. 14 ;Ap 6.10; 22.20). Jesus nunca disse: Se você acrescentar em suas orações a frase “em nome de Jesus”, tudo dará certo. Mas esta expressão tem sido muito usada neste sentido. Afinal de contas, Jesus mesmo nos incentivou a pedir a Deus em seu nome.


João 16:23-24 “Naquele dia vocês não me perguntarão mais nada. Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome. Até agora vocês não pediram nada em meu nome. Peçam e receberão, para que a alegria de vocês seja completa”.

Qual foi o real sentido que Jesus quis dar quando nos autorizou a pedir ao Pai em seu nome? Quando alguém permite que outra pessoa faça alguma coisa em seu nome ela está lhe dando a autoridade que detém. Então, a forma correta de usar o nome de Jesus é somente quando podemos substituir por “segundo a autoridade de Jesus dada a mim para este propósito”.

Não é errado orar pedindo “em nome de Jesus”, pois Ele mesmo nos concedeu autoridade para pedirmos ao Pai em seu nome. Mas muitos não têm pedido a Deus, têm ordenado.
  
Daí por diante oram determinando, profetizando, declarando, tocando nas coisas e tomando posse em nome de Jesus. Ora, Deus é o portador da bênção, Ele dá a quem Ele quer.
  
Bênçãos são dádivas vindas unilateralmente de Deus. Ninguém pode pedir ou dizer algo e achar que aquilo vai acontecer só porque falou “em nome de Jesus”. Isto não é garantia de que vamos receber. A nossa oração deve estar em harmonia com o caráter de Cristo, refletindo seu viver e sua vontade em nós. Pois a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita.

Mateus 6:10b “Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”.

Jesus nos deixou uma oração como modelo, a oração do Pai Nosso. A oração do Pai Nosso não é uma oração para ficarmos repetindo como um mantra, a fim de conseguirmos algo da parte do Senhor. Mas, Jesus nos ensinou uma oração que agrada ao Pai. Ele nos ensinou que devemos elogiar a Deus, orar por sua obra redentora no mundo, orar por aquilo que precisamos e orar pedindo sua ajuda em nossas aflições diárias.

E qual a oração que agrada a Deus? A oração que agrada a Deus é quando nós entendemos que a oração não é um meio de se obter algo da parte d’Ele, mas é um privilégio. A oração que agrada a Deus é quando estamos em Cristo. Jesus nos ensinou e demonstrou com sua própria vida o que significa ser um discípulo de Deus.

Autora: Deborah Pedroso
e-mail:  deborahrani@ig.com.br
facebook: Deborah Pedroso