quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Lucas 4:1-13




Leia primeiro (lucas 4:1-13)
Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto,
onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome.
Disse-lhe então o demônio: Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão.
Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus {Dt 8,3}.
O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra,
e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero.
Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu.
Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás {Dt 6,13}.
O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem.
E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra {Sl 90,11s.}.
Jesus disse: Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus {Dt 6,16}.
Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião. 
Lendo essa passagem com a mente menos contaminada pelo sistema, pude compreender que a tentação não tem nada haver com o credo da pessoa, mas sim, independe da vontade do homem, tanto é que, o próprio Salvador foi tentado no deserto e nem por isso pecou.
Sofrer tentações não é exclusividade do pecador, os santos também provam desse prato.
E é interessante observar que foi o próprio Espirito Santo que levou o Cristo para ser tentado.
O Diabo ali, foi apenas um coadjuvante na história, pois (querendo ou não) estava sendo usado pela trindade para mostrar ao mundo que o Salvador foi humano em todas as situações, pois, lendo com calma o texto, veremos que Ele venceu o Diabo, não usando técnicas sobrenaturais, mas sim, usando o conhecimento da Palavra.
A própria oração do Pai nosso diz “... não nos deixem cair em tentação...”, isso quer dizer que, a tentação vai vir, de uma forma ou de outra, porém, não nos deixe cair nela !
O que devemos entender primeiro é, o Salvador não sofreu somente 3 tentações como se parece no dito popular, mas sim, sofreu inúmeras tentações (Lucas 4:13) por 40 dias inteiros, isto é, foi afligido por Satanás por um (1)  mês e 10 dias consecutivos.  Foram ditas três somente para compreensão e entendimento da situação ocorrida.
A primeira proposta do Diabo descrita na passagem foi: “Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão.” Se entende que o inimigo já estudava a situação de Jesus e via que o mesmo já se encontrava debilitado e faminto dos dias em jejum, e é claro, Jesus deveria está morrendo de fome, pois era humano, porém, com a palavra na ponta da língua diz: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de D’us {Dt 8,3}”.
A segunda proposta do Diabo foi: “Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero”.
Primeiro pensamento que me veio dessa segunda proposta foi; quem deu o poder e a glória desses reinos ao Diabo ?
Outra coisa foi; por que o inimigo ofereceu poder e glória ao Criador de tudo?
Digo isto por que creio que o inimigo somente oferece coisas que nós queremos e não aquilo que não gostamos.
Ele somente oferece aquilo que atinge as nossas fraquezas.
Longe de mim dizer que Cristo era fraco em alguma coisa, porém, o inimigo não oferece água para quem é alcoólatra e nem mulher para quem é homossexual.
Quero dizer que, na condição humana, o Senhor foi tentado em tudo, e o inimigo conhece também o que nos atinge, porém o senhor diz: “Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás {Dt 6,13}”.
O interessante é que o Satanás é bem versátil e quando Cristo vence em uma área, o Diabo automaticamente muda para outra área, porém ele não desisti.
A terceira proposta do Diabo foi: “Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra”.
Palavras absolutamente verdadeiras aquelas sobre a ótica das escrituras, contudo, o uso da verdade neste caso foi somente a embalagem de um presente imundo.
O Diabo conduziu Salvador ao pináculo do templo em Jerusalém, onde sugeriu que Ele se atirasse para que os anjos o amparassem.
Contudo me pergunto, depois de mostrar todos os reinos do mundo, por que ir ao pináculo do templo em Jerusalém ?
Por mais incrível que pareça, Satanás pode conduzir alguém a um templo, ao lugar separado ao Senhor, não para adorar a D’us, mas para provocá-lo ou tentar usá-lo.
São as tentações do contexto religioso, envolvendo falsas interpretações da escritura e mentiras. É o caso daqueles que buscam a D’us apenas por motivos pessoais, egoístas e não para fazerem a vontade do Salvador.
A proposta de se lançar e ser amparado pelos anjos é muito sutil, porque parece incentivar uma experiência sobrenatural com Deus, contudo, seria algo comandado pelo homem e não pelo Senhor.
O Diabo tenta conduzir as pessoas a uma espiritualidade invertida, onde o ser humano toma o lugar de D’us.
Desse modo, sua astúcia se torna perigosamente eficiente, pois muitos se mostram receptivos quando o assunto se refere à D’us, mesmo sendo usado de forma errônea a escritura.
Entretanto, temos ali o exemplo de uma verdade nos lábios do inimigo, sendo deturpada para fins malignos.
Porém o Salvador não se deixou enganar ! Mas, quantos são iludidos desse modo?
O texto da escritura foi usado pelo Diabo (Salmo 91.11) para um propósito totalmente contrário àquele que se encontra no livro de Salmos. Os anjos de D’us são enviados para o livramento dos servos do Senhor, mas não quando eles mesmos se atiram de um edifício, isto seria suicídio.
A forma como Satanás usa e interpreta as Escrituras dá a entender que D’us estaria a serviço do homem, sendo obrigado a agir quando este determinasse.
Eu pulo e D’us é obrigado a enviar os seus anjos ao meu socorro?
Claro que não ! Isto é uma forma absurda de usar a escritura, embora não seja difícil encontrar pessoas que a utilizem assim, como se pudessem determinar o que D’us deve fazer.
O Salvador foi conduzido ao pináculo do templo, pois esta é uma tentação dos lugares altos, das altas posições religiosas. A religiosidade não impede nem restringe as investidas malignas, pelo contrário, elas adquirem um disfarce de espiritualidade e acabam causando grandes danos.
Enquanto que na primeira tentação, o Salvador venceu citando a palavra de D’us contra a palavra do Diabo, agora, Ele precisou citar a palavra de D’us contra uma interpretação errada dessa mesma palavra. Tentações do segundo tipo exigem um preparo maior que a primeira, mais conhecimento e sabedoria.
Contudo, seus planos foram frustrados. Quando ele nos tenta, seu desejo é que sigamos pelo caminho de desgraça que ele mesmo trilhou.
Todavia, mesmo depois de ter tentado o Senhor de todos os modos, ele foi embora esperando outra ocasião para uma próxima tentação. Então amados, devemos ficar sempre alerta contra as armadilhas do Diabo pois infelizmente ele nos testa de todas as formas, ele vai retornar para te tentar novamente, esperando somente mais uma ocasião para nos derrubar.
Fonte: compilado de http://migre.me/cfX1y