terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Jetro



Deus em sua grande sabedoria, sempre tem a resposta e a estratégia para tudo que faz.

Mesmo as vezes quando pensamos o contrário, Deus não se deixa passar pelo imprevisto ou improviso, Ele sabe exatamente o momento de começar, continuar e terminar.

E eu lendo o livro de Êxodo no capítulo 18, vejo exatamente isso, Moisés que estava liderando o povo de Israel fugido do Egito, tinha como uma das funções ser o juiz de todos os delitos daquele lugar (v.13), ele começava pela manha e só terminava à tarde.

Mas o Senhor com sua graça e sabedoria, manda o sogro, a esposa e os filhos de Moisés para se encontrar com o próprio Moisés no deserto.

Nesse encontro, Jetro fica abismado quando vê Moisés tendo que resolver sozinho problemas de uma multidão de milhões de pessoas. Foi ai que uma estratégia divina veio sobre a vida de Jetro...

E assim diz Jetro a Moisés:

Não é bom que faça assim. (v.17), Procura dentro o povo homens capazes que possas ensinar os estatutos, e que venha somente a ti problemas graves (v.20,21). Vendo que a palavra confirmava no seu coração o mesmo não pensou duas vezes e fez a estratégia.

Fazendo assim as primeiras células primitivas (...).

 
O que eu quero deixar claro aqui, é que Deus as vezes envia pessoas para a sua vida para te dar novas estratégia de comportamento e de crescimento.

Moisés saiu daquela vida engessada do comportamento de líder medíocre, aceitou a admoestação do seu sogro e pôs em prática aquelas diretrizes.

 
Tenho pra mim que Jetro foi ali somente pra isso.

 
Logo depois disso Jetro foi embora (v.27).

A missão dele já tinha sido executada.

Mas as palavras de Jetro teve sucesso com Moisés, pois o mesmo teve discernimento para entender que aquele palavra era boa .

 
Que venhamos a entender as palavras que são ditas para que tenhamos um melhor sucesso nas nossas ações.

Pense nisso.

@reinodaverdade