Primeiro leiamos (2 Samuel 1-11)
1 E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor,
2 Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas.
3 E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o SENHOR é contigo.
4 Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do SENHOR veio a Natã, dizendo:
5 Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?
6 Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
7 E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
8 Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
9 E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
10 E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
11 E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o SENHOR te faz saber que te fará casa.
2 Samuel 7:1-11
Realmente estou cansado de tanto ouvir falar que a igreja é a casa de Deus. Precisamos deixar claro que isso não procede.
Dai você fala, como não ? Sempre aprendi assim !
Pois é, sempre aprendemos pela metade !
Basta estudarmos um pouco a escritura que logo vamos desmitificar essa inverdade.
No antigo testamento víamos a presença do Salvador centralizado em lugares, como a arca da aliança, porém no novo testamento vemos que Ele agora vive em templos maiores que nós podemos construir, Ele habita em nós, pois assim o homem nunca poderá dizer; Fiz uma casa para o Senhor.
Nesse texto que coloquei para essa postagem, de 2 Samuel 7:1-11, podemos tirar tantas informações que poderíamos ficar escrevendo aqui por dias, contudo, quero focar na construção da casa de Deus.
Diz o texto no primeiro versículo que Davi estava em sua casa, logo penso que, ele estava descansando (pois veio de uma vitória de guerra) e ficou a admirar o tamanho da casa dele, e creio que ele ficou pensando; O Senhor que é dono de tudo, mora em tendas feito de cortinas e eu aqui nesse palácio (vers.2). No vers. 3 o profeta Natã diz; vai e faz conforme o seu coração.
Duas coisas nesse verso 3, a primeira é que, a própria escritura diz que o coração do homem é enganoso (jeremias 17:9) e a segunda é, o profeta Natã, não pediu a Deus resposta sobre isso, ele simplesmente confiou na boa intenção do coração de Davi sobre a situação e mandou ele executar o que estava no coração dele.
Porém, naquela mesma noite o Senhor apareceu a Natã e falou; Vai e dizes ao meu servo Davi...
Quero frizar aqui a palavra servo !
Por que até o momento, o nome de Davi, era pré fixado com o nome "rei", e nessa passagem, Deus deixa bem claro que para Ele, não existe o rei ou o escravo, para Ele, todos temos o mesmo nível (servo). Davi é a maior autoridade do país, no entanto, em relação a Deus, ele é simplesmente um servo.
Na cabeça de Davi, ele mora em um palácio e Deus em uma tenda, pelo menos é o que ele pensava até aquele momento, para Davi, ainda não havia caído a fixa da imensidão do Deus dele, o que parece é que ele está querendo dar uma mãozinha para Deus, e infelizmente é o que muitos tentam fazer ainda nos dias de hoje.
leia também >> igreja - aluga-se para eventos <<
Devemos deixar bem claro o que era o tabernáculo
na época do velho testamento, a ideia do tabernáculo era para se
estabelece a presença de Deus ali e não para que ele fizesse morada,
aquilo era apenas sobra das coisas futuras que nos temos hoje, pois o tabernáculo do
antigo testamento hoje na nova aliança, somos nós, Ele tabernáculo em
nós.
mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso?
Não fez, porventura, a minha mão todas estas coisas?
Atos 7:48-50
E muito
morreram por que foram mostrar essa verdade, o próprio Estevão foi
apedrejado por causa dessas verdades. Ele foi levado para Sinédrio sob
acusações mentirosas, uma das quais era que ele falava contra o templo (Atos
6:13). Porém, ele não negou a acusação feita por testemunhas falsas, ao invéz
disso, ele se defendeu mostrando pela Escritura do Antigo Testamento que Deus
não estava tão impressionado com o templo quanto os judeus estavam. Ele
argumentou que Deus dera a Israel o tabernáculo, e que o templo fora ideia de
Davi. Ele, então, passou a mostrar que o Deus que criou todas as coisas
certamente não poderia ser confinado a uma habitação feita por mãos humanas. Em
suma, Deus não precisava de um templo, e Ele não o pediu. O problema é
que naquela época, alguns templos eram feitos para roubar o povo
e não para adora-Lo verdadeiramente, o que não muda muito
se compararmos com os dias de hoje.
No verso 7, Deus deixa bem claro, perguntando "E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?" Isso nunca foi a ideia do Salvador, mas sim ideia humana.
Ainda no verso 7, Deus dá ainda outra razão para não haver necessidade real de um templo: “Eu não pedi um templo”. No monte Sinai, Deus deu a lei a Israel por intermédio de Moisés e, nessa lei, Ele especificou como o tabernáculo deveria ser construído, como deveria ser removido e quem deveria cuidar dele. Deus ensinou aos israelitas como construir o tabernáculo; Ele nem mesmo lhes pediu um templo. Se um templo fosse necessário, certamente Ele teria pedido um e, desde que não pediu, devemos concluir que não era necessário.
Nos versos 8 a 11, Deus chega ao âmago da questão. Gostaria que observassem quantas vezes o pronome “eu” é utilizado. A seção claramente se concentra em Deus. Leia o que alguns filósofos tratam essa passagem:
“A mensagem que Natã transmite a Davi é um verdadeiro recital daquilo que Deus já fez, está fazendo e ainda fará. Deus é o sujeito em primeira pessoa de vinte e três verbos nesta mensagem, e todos são verbos de ação. Davi, que só pensa naquilo que fará para Deus, agora é submetido a uma exaustiva repetição de tudo o que Deus já fez, está fazendo e ainda fará nele e por ele. O que antes parecia um empreendimento arrojado de Davi para Deus, agora parece uma coisinha de nada.”
Ainda no verso 8, Deus lembra mais uma vez que Davi para Ele é um servo, e o manda lembrar de onde ele veio, de quando ele estava detrás das ovelhas quando o Senhor o separou. Com essa palavra o Senhor o faz refletir as suas origens e que ele não seria nada se não fosse o Senhor. Deixando claro ali, quem é o criador e a criatura.
Amados, creio que a ideia de templo de Deus deve ser banido dos seus corações, pois isso não existe. o que existe é um templo feito de carne e osso que o Senhor habita, esse sim, que somos nós, o Senhor faz morada.
Fique com vídeo da música Casa da Banda PalavrAntiga que explica todo esse texto em forma de música.
oremos.
oremos.