terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Porta aberta



Há alguns anos, havia um programa na TV brasileira cujo nome era Porta da Esperança.

Uma pessoa escrevia para o programa e a produção analisava a história e trazia ao programa, ela contava a sua história e o apresentador Silvio Santos “fazia um grande suspense e dizia: Então vamos abrir a Porta da Esperança.” 

A PALAVRA PORTA: Segundo o Aurélio: 


  • É a abertura em parede, ao nível do solo ou de pavimento, para dar entrada ou saída; 
  • Ponto por onde se entra ou saio de algum lugar. 

 Vamos para a passagem lida que foi a carta de Jesus para igreja de Filadélfia. Aquela igreja gozava de uma relação saudável com Cristo, esta igreja recebe palavras de louvor e encorajamento. Ela representa aquilo que Jesus quer ver e encontrar no seu povo.O Senhor Jesus tem elogios a igreja de Filadélfia em vez de palavras duras que 5 das 7 igrejas receberam. 

  • Filadélfia nos indica o caminho a seguir como corpo de Cristo. 

Esta igreja tinha um propósito: ser fiel a palavra e ao nome de Jesus. Uma igreja que tem este propósito receberá do Senhor sempre uma porta aberta; 

  • Esta porta que Deus estava abrindo para a igreja de Filadélfia era uma oportunidade para o ministério e para a pregação do evangelho.  O Senhor estava abrindo a porta da fé aos jovens. Atos 14.26-27 

Conhecendo a este Jesus que servimos sabemos que Ele nos dá outras possibilidades de entender a expressão “Porta Aberta”.


 PRECISAMOS TIRAR ALGUMAS LIÇÕES CONCERNENTES A PORTA ABERTA 

1ª LIÇÃO 

É que a vantagem em andar na direção de deus é que você sempre andará no caminho certo, ainda que por algum momento a porta esteja fechada. 

O Senhor falou que aquela igreja guardasse a minha Palavra, não negasse o meu nome (Ap. 3.8). Embora tendo poucas forças. Aquela igreja passou um tempo difícil de provação de porta fechada, mas aqueles irmãos sabiam que Deus tinha a chave e que só Deus abriria no tempo dEle. Ecl. 3.1 – para tudo tem um tempo, deixe Deus ser o guia (Sl. 119.105), cuidado com a impaciência nos tira a direção. 

No tempo de Deus portas se abrirão para você, guarde a palavra e não negue a Jesus. Se você está na direção certa, continue andando, você encontrará a porta de acesso para a tua vitória. Agir na direção de Deus é como andar de bicicleta se não se anda cai. Não desista. 

2ª LIÇÃO

Sobre porta aberta temos que entender. É que quando Deus abre uma porta e nos diz para passarmos agora, um atraso é um erro. 

Quantas pessoas já perderam oportunidades de passarem por portas abertas por Deus. No tempo do dilúvio a parta da arca; 
  • As 05 virgens que foi se encontrar com o noivo, chegaram atrasadas; 
  • Esteja preparado para as oportunidades de Deus.Lembremos que a porta do coração só se abre pelo lado de dentro. 
3ª LIÇÃO 

Precisamos ter consciência que uma porta aberta não é necessariamente uma porta aberta por Deus. 

Às vezes nos precipitamos e abrimos nossas próprias portas com as nossas chaves: 
  • Um namoro que Deus não aprovou; 
  • Uma sociedade com alguém desqualificado; 
  • Um empréstimo; 
  • Uma compra sem 100% de paz de Deus no seu coração; 
  • Divórcio; 
  • Aquisição de um imóvel. Obs.: cuidado satanás também abre portas para te desviar dos propósitos de Deus para sua vida.Sendo assim, diga não a portas que Deus não abriu. 
4ª LIÇÃO 

Precisamos entender que uma das portas que Deus abre é dá oportunidade de começar de novo. 

Ainda que satanás não queira que esta porta do começar de novo se abra e as pessoas não queiram ver bem. Saiba que a chave não está na mão deles, está na mão de Jesus.Ele te diz nesta porta do novo começo (Is. 43.18-19)
Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas “veja, eu faço uma coisa nova”. Agora eu gostaria de te dizer que existe uma porta que você não precisa que Jesus abra, porque esta porta é você que tem que abrir, Ele porém bate e quer entrar (Ap. 3.20)

Nos realizamos quando Jesus tem uma porta aberta para nós, mas, não devemos esquecer que Ele se realiza quando abrimos a porta para Ele faça a obra.

fonte:  Pr. Wellington Andrade Matos