segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A simplicidade do evangelho.





Já ouvi muita gente dizer que a bíblia é complicada demais e difícil de ser entendida. Isso é bastante comum de si ouvir de algumas pessoas que querem dificultar a compreensão da simplicidade do evangelho de Cristo. Parece que é mais simples aprender biologia, matemática e física do que entender a escritura... 

Isso parece acontecer de maneira proposital... Eles criam chaves hermenêuticas, criam regras apologéticas, criam enfadonhos conceitos de culturas e pensamentos oligofrênicos sobre coisas simples, que ao invés de ajudar, acaba muitas vezes, confundindo os novos na fé. 

Realmente não compreendo para que tamanha criatividade em criar regras quando o que Jesus ensinou foi simples, tão simples que pessoas comuns da sua época entendiam, pessoas que na maioria das vezes não sabiam ler e nem escrever. 

Será que Jesus estava preocupado em criar regras de entendimento para sua palavra ? Acredito que não. 

Creio que tudo o que foi dito por Ele, foi dito da melhor forma possível, ele conseguia exprimir em forma de palavras finitas o que o sua mente infinita criava. Ele foi ímpar aqui neste mundo, porém ,mesmo assim, aqueles que continham a chave do conhecimento não entediam o que ele representava e o que Ele falava.

Para se entender o que Jesus quer de nós, é preciso que venhamos a nos desarmar de nossos pensamentos sardônicos e do nosso balão pessoal cheio de auto-ego. Precisamos desburocratizar o que é simples, e remover os efeitos especiais “hollywoodianos” criado por alguns para assim, começarmos o processo de facilitação da compreensão de Deus em nossas vidas...

Deus é amor, ponto.

Isso precisa ficar amarrado em nossos corações, pois quem vive Jesus, vive o amor. Amor perfeito que não julga, não mata, não mente, respeita os pais... Na verdade amar é cumprir de forma mais simples os 10 mandamentos... 

Eu mesmo já me vi tentando viver um evangelho cheio de regras. 

Infelizmente, muitos não vivem a simplicidade do evangelho por falta de conhecimento, por lerem pouco a palavra, por orarem pouco, outros por não admitirem um evangelho sem show pirotécnico, um evangelho que é simplesmente Jesus se entregando na cruz pra nos dar vida. 

Devemos viver hoje da maneira como Ele viveu, simples, sem acréscimos, sem mais, amando ao próximo como a nós mesmo.

Vivamos a simplicidade do evangelho.