sábado, 7 de julho de 2012

A importâcia de congregar




Hoje muitas pessoas perguntam:
- Quem precisa da igreja, para que ela serve?
- Não posso ser um bom cristão sem participar de uma igreja?

Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não fazia sentido ir à Igreja todos os cultos:
“Eu tenho ido à Igreja por 30 anos, ele escreveu, e durante este tempo eu ouvi uns 3.000 sermões. Mas eu não consigo lembrar nenhum sequer deles… Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os Pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando!”
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna ‘Cartas ao Editor’, para prazer do Editor e Chefe do jornal, que por semanas foi recebendo e publicando cartas do assunto, até que alguém escreveu o seguinte:
“Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei … Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, não me lembro de tudo que foi dito, mas sei que naquele momento a palavra falou comigo e me nutriu para aquele dia,  se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria desnutrido e com minha fé cada dia mais fraca.
ou hoje morto espiritualmente.”  (Autor desconhecido)
Se olharmos para os evangelhos e depois para o livro de Atos, veremos a formação de um grupo de pessoas que seguia Jesus e se reunia a volta dele onde ele estava, seja no Templo, seja nas casas, nas ruas, nos montes e ali ouvia¬ suas mensagens e ensinamentos.
No Novo Testamento encontramos vários textos que nos ensinam que Jesus se reunia no Templo ensinando as Escrituras. Ele mesmo chamou o templo de Casa de meu pai e casa de Oração. Mt 21

A Bíblia diz em Lc 24.53 que após a subida de Jesus aos céus os discípulos ”permaneciam constantemente no templo, louvando a Deus”.
At 5.42 nos diz que “Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.”

Não há dúvidas de que a Bíblia nos ensina sobre a importância do povo de Deus congregar, estar junto para adorar, proclamar a Palavra, servir a Deus e ao próximo.

A própria palavra Igreja no original grego é ekklesia que tem o significado de "assembléia por convocação, assembléia do povo ou dos guerreiros”.

Portanto a palavra igreja se refere à comunidade de pessoas que se reúnem para professar sua fé, e vive-la de forma completa.

A estas pessoas, que receberam Jesus como Senhor de suas vidas, a Bíblia tambem denomina de corpo de Cristo.

1 Cor 12.27 nos diz:”Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.

Que revelação tremenda!
Que realidade sobrenatural!

Eu e você, filhos de Deus, somos juntos o CORPO DE CRISTO na Terra.

Você sabe o que acontece se algum membro do nosso corpo é cortado, não é?

Qualquer parte do corpo fora dele, apodrece, morre!

Se somos filhos de Deus, somos automaticamente Igreja, Corpo de Cristo e ninguém é corpo sozinho, pois como membros individualmente que somos do Corpo de Cristo se nos afastamos da comunhão desse corpo, morremos na fé, na comunhão, na nossa vida com Deus.

Cada um que já confessou a Jesus como seu Senhor, tem a vida eterna e a responsabilidade de viver como igreja, como Corpo de Cristo. Não procure desculpa naqueles que não tem vivido esta verdade. “Cada um dará conta de si mesmo a Deus”.

Você e eu temos este compromisso pessoal com Cristo. Somos membros do seu Corpo e devemos viver com fidelidade ao Senhor!
Assim como nosso corpo precisa funcionar bem para termos saúde, também nossa fé precisa estar bem nutrida, precisa crescer para termos saúde espiritual.

Congregar é fundamental para nosso crescimento espiritual. A Palavra de Deus está repleta de declarações sobre a necessidade e a alegria que devemos ter em nos reunir para adorar a Deus.
Salmos 22.22,25: A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação; De ti vem o meu louvor na grande congregação; cumprirei os meus votos na presença dos que o temem. 
Sl 26.12: Os meus pés estão firmes na retidão nas reuniões de adoração, eu louvarei a Deus, o SENHOR.

Sl68.26: Louvem a Deus na reunião do seu povo. Louvem a Deus, o SENHOR,
Salmo 122.1 declara:“Alegrei-me quando me disseram vamos à casa do Senhor”

A palavra de Deus também nos exorta a não deixarmos de congregar:
"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." Hb 10.25.

Talvez a dificuldade que alguns tem em não congregar esteja em não ter o foco certo quando se reunem para cultuar.
Durante uma reunião de culto, podem acontecer pelo menos três focos diferentes:
 
1-     O FOCO NOS HOMENS - Quando nossas expectativas estão nas pessoas. Somos apenas expectadores, estamos ali para assistir e não para participar do culto. Isso conseqüentemente nos leva a colocar...

2-    O FOCO EM NÓS MESMOS - Quando esperamos que o culto nos agrade. "O centro do culto sou eu e preciso ser bem entretido aqui, tudo tem que estar de acordo com o meu gosto senão eu não volto mais." "Preciso alcançar minha benção".  "Leio a Bíblia e oro, mas não estou em igreja nenhuma porque discordo de muitas coisas".Esta é uma mentalidade totalmente egoísta e absurda.É o que alguém já chamou de auto idolatria, quando a única preocupação do indivíduo é a sua auto satisfação.

3 - O FOCO EM DEUS - Quando nossas expectativas estão no Senhor e damos a Ele nossa adoração, Ele é o centro de nossas atenções e o culto é somente para Ele;
Este deve ser o foco, a motivação quando nos reunimos para cultuar. Não existe lugar para outro foco no Reino de Deus. O culto não é para nós, para nosso entretenimento e satisfação. E se com entendimento espiritual percebemos que alguma coisa não está bem, nossa atitude deve ser de oração, de súplica, de arrependimento para que a glória de Deus venha sobre a Sua igreja.
É claro que o culto coletivo deve ser um reflexo do nosso culto individual. É isto que Deus quer, que o seu povo se reúna para estar na presença dele como fruto do seu relacionamento intimo e pessoal com ele, de uma vida diária de obediência à Sua Palavra, porque assim como há muitas convocações para adoração coletiva na Bíblia, há também muitas repreensões do Senhor por causa de cultos vazios e sem vida. Uma adoração apenas de lábios.
Se alguém nasceu de novo, é guiado pelo Espírito Santo, porque só quem é guiado pelo Espírito é verdadeiramente filho de Deus(Rm 8.14), este adora ao Pai em espírito e em verdade. Foi justamente isto que Jesus ensinou a mulher samaritana no texto de João 4. Jesus não estava dizendo que ela não deveria congregar, mas que a adoração verdadeira parte de um encontro pessoal com Deus, de um novo nascimento que é confirmado por um testemunho verdadeiro e que o lugar da adoração é um assunto secundário.

É insensatez pensar que porque a Bíblia diz que nos tornamos templo do Espírito Santo isto anula a necessidade de estarmos reunidos como Corpo de Cristo.

É interessante nos reunir para adorar a Deus, para crescermos no conhecimento da Palavra e isto deve ser feito sem negligenciar a família e as demais responsabilidades que temos na nossa vida enquanto seres humanos nesta Terra. Porém, se percebemos que temos trocado a comunhão do Corpo de Cristo, que temos deixado de congregar por motivos menos importantes, estamos correndo grande risco de nos desviarmos do caminho do Senhor. Se é que isto já não aconteceu!

Pensar que ler a Bíblia em casa e fazer suas orações anula a necessidade de congregar ativamente como igreja por ter fé em Deus é no mínimo perigoso. Deus não quer apenas que tenhamos fé.  A Bíblia nos fala que o desejo maior de Deus é que todos sejam "maduros na fé". Que todos seus filhos busquem ter o caráter de Cristo: "até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de cristo. O propósito é que não mais sejamos como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrinas e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro." (Efésios 4.13-14).

Talvez você esteja se perguntando: o que a igreja tem a ver com isto?

É na comunhão com o Corpo de Cristo, congregando que ouvimos a Palavra de Deus através de outras pessoas. Em Romanos 10.17 está escrito: "a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." Os Cultos, estudos bíblicos, células, cursos etc. são formas de ouvir a Palavra de Deus. E é através da Palavra fortalecemos nossa fé. Alguém já disse que ao lermos a Bíblia em casa podemos facilmente selecionar o que nos agrada e em que queremos crer. Mas quando ouvimos a Palavra de Deus através de outras pessoas, Deus fala conosco o que precisamos ouvir para nosso crescimento espiritual.

Na igreja também temos uma família: (Rm 8.29)  "também os predestinou para serem conforme a imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." e "como é bom e agradável viverem unidos aos irmãos."(sl 133.1). No momento em que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador nos tornamos Filhos de Deus (Jo 1.12-13) e temos Deus como mesmo pai. Somos a família de Deus. Qual é a família feliz que não quer se encontrar e se visitar? De quem é a responsabilidade de desenvolver a comunhão? De todos! Como parte da família, nós não podemos esperar do outro, mas tomarmos individualmente a iniciativa de desenvolver a comunhão porque o motivo maior é um só: Jesus nos salvou!

E neste convívio nosso caráter é aperfeiçoado e temos oportunidade de exercitar o amor, de abençoar e ser abençoado ao testemunhar, aconselhando uns aos outros (Cl 3.13), orando uns pelos outros (Tg 5.16), sendo o suporte na vida do outro (Cl 3.13), exortando uns aos outros (Hb 3.13-1) e servindo uns aos outros (1 Pe 4.10). Aquele que não se dispõe a ajudar seu irmão nada compreendeu a respeito da fé e do amor ao próximo.

Quando fazemos isto em grupo, temos muito mais força e eficiência. E nessa reuniao que podemos desenvolvemos nossas habilidades e dons para servir uns aos outros.
Como podemos verificar, a Bíblia nos dá motivos de sobra para participarmos ativamente da congregação. Quando não fazemos isto, nós mesmos somos os mais prejudicados, pois estamos deixando de compartilhar as bênçãos que Deus tem reservado para seus filhos.

Então, não percamos tempo: não deixemos de congregar e quando estivermos nos dirigindo a alguma reunião de adoração seja na célula, seja em outro local, tenhamos o coração totalmente voltado para Deus, desejoso de adorá-lo, ouvir a sua voz e estar em comunhão com outros irmãos.

Que sejamos maduros na fé, vivendo os propósitos de Deus pra nós.

Geysa Carneiro
geysacarneiro@gmail.com
Igreja Batista Central
Feira de Santana-BA