Hoje muitas pessoas perguntam:
- Quem precisa da igreja, para que ela serve?
- Não posso ser um bom cristão sem participar de uma igreja?
Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não fazia sentido ir à Igreja todos os cultos:
“Eu tenho ido à Igreja por 30 anos, ele escreveu, e durante este tempo eu ouvi uns 3.000 sermões. Mas eu não consigo lembrar nenhum sequer deles… Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os Pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando!”
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna ‘Cartas ao Editor’, para prazer do Editor e Chefe do jornal, que por semanas foi recebendo e publicando cartas do assunto, até que alguém escreveu o seguinte:
“Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei … Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, não me lembro de tudo que foi dito, mas sei que naquele momento a palavra falou comigo e me nutriu para aquele dia, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria desnutrido e com minha fé cada dia mais fraca.
ou hoje morto espiritualmente.” (Autor desconhecido)
Se olharmos para os evangelhos e depois para o livro de Atos, veremos a formação de um grupo de pessoas que seguia Jesus e se reunia a volta dele onde ele estava, seja no Templo, seja nas casas, nas ruas, nos montes e ali ouvia¬ suas mensagens e ensinamentos.